terça-feira, 5 de junho de 2012

Internet: O Milagre da Era Digital Ou a Ameaça da Bomba Informática?



O homem, um ser comunicativo por excelência, cedo demonstrou possuir uma capacidade ilimitada de se relacionar com os outros recorrendo a um conjunto de signos culturais propositadamente concebidos para o efeito.

Primeiro, com o próprio corpo, depois, com a escrita, depressa desenvolveu meios cada vez mais eficazes que lhe permitiram ultrapassar não só as barreiras físicas como atingir um número cada vez maior de destinatários. O ato de comunicar e o de construir dispositivos com essa intenção são, de facto, características antropológicas verificáveis em todos os povos ao longo dos tempos.

Dificilmente poderíamos hoje imaginar a nossa vida sem o telefone, a rádio, a televisão ou o computador. A importância crescente que os meios de comunicação adquirem e as transformações que provocam nos nossos estilos de vida levam à colocação de algumas questões, como a que é levantada por Turkle, que "abre" este artigo.

Nesse sentido, as sociedades humanas têm sido sempre "sociedades de comunicação". As diferenças são marcadas essencialmente pelo grau de complexidade das técnicas de comunicação.

O ensino à distância permite aos estudantes obterem os seus diplomas graças à Internet e criam-se empresas cujos escritórios são virtuais, permitindo o "teletrabalho", o trabalho a partir do domicílio.

                            

As empresas virtuais surgem na nova economia como cogumelos, sofrendo uma rápida e explosiva valorização no mercado. O crescimento do número de empresas de serviços e conteúdos, juntamente com o desenvolvimento do comércio electrónico, reforçam peso da Internet a cada dia que passa, ligados à Internet, podendo encomendar os mais variados artigos, estudar, consultar informação, conversar, (...), sem que para isso tenham que sair de casa ou do local de trabalho."
E ao mesmo tempo, com a moda do cocooning, o homem nunca foi tão sedentário,tão estático. Viaja virtualmente, graças ao zapping electrónico, mas trabalha, estuda e diverte-se "à distância", ficando em casa. (...) está ligado com o mundo inteiro, que pode explorar virtualmente, de pantufas, sem correr riscos inúteis"(Woodrow, 1996:101).




5 comentários:

  1. "Cocooning é o ato de isolar ou esconder-se do ambiente social normal, que pode ser percebido como perturbador, hostil, perigoso ou indesejável, pelo menos para o presente."

    Há alguns que defendem que as novas tecnologias não torna o homem sedentário, solitário, isolado. Segundo Pierre Levy, quando o indivíduo está usando o computador, jogando videogame, assistindo TV, ou mesmo lendo, ele não está isolado, pelo contrário,também está interagindo.
    Sabemos que nenhuma tecnologia é totalmente boa ou totalmente ruim, depende do uso que cada um faz dela. Mas, vocês não concordam que, cada vez mais, o ser humano está se "escondendo" do ambiente social físico? Ele deixa de ir ao cinema, para assistir um vídeo em casa, numa viagem de avião, por exemplo, ele deixa de socializar com o passageiro ao lado para navegar na internet através do seu notebook, ele deixa de falar com o colega do quarto ao lado para falar pelo facebook. E aí, o que vocês acham? Compartilhem.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita colocação Ana Flávia.
    Pierre Lévy aborda justamente isso, que o ser humano pode estar sozinho, sem precisar estar isolado. Entretanto, é muito fácil haver uma grande conexão ‘virtualmente’, mas quanto ao contato real, não se percebe tanta interação. Também acredito que as pessoas estejam mais afastadas e isoladas no ambiente físico.
    Uma das oportunidades do ciberespaço são as redes sociais, que possibilitam relacionamentos afetivos ou profissionais, compartilhamento de ideias e valores comuns, entre pessoas. Além de proporcionar acesso, à distância, aos diversos recursos de um computador. No entanto, atualmente o que vemos é isso um grande contraste, afinal tudo pode ser usado de forma boa e/ou ruim. Logo, é visível por um lado a quebra de barreiras do tempo-espaço, e contrapartida percebe-se como aspecto negativo o “cocooning”.

    ResponderExcluir
  3. Olhe Ana... http://visaocibernetica.blogspot.com.br/2012/06/novas-tecnologias-e-o-cocooning.html

    ResponderExcluir
  4. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos. (CASTELLS, 2003b, p. 287).

    ResponderExcluir
  5. As novas tecnologias de comunicação e informação estão reconfigurando os espaços urbanos bem como as práticas sociais desses mesmos espaços, em todos os textos analisados por minha equipe essas mudanças proporcionadas pela tecnologia era citada.
    A educação a distância é uma nova possibilidade de educar de acordo com as possibilidades do aluno, no entanto, deve-se observar a maneira como essa técnica esta sendo usada.

    ResponderExcluir