sábado, 16 de junho de 2012

Novas tecnologias e o "Cocooning"


"Cocooning é o ato de isolar ou esconder-se do ambiente social normal, que pode ser percebido como perturbador, hostil, perigoso ou indesejável, pelo menos para o presente."

Há alguns que defendem que as novas tecnologias não torna o homem sedentário, solitário, isolado. Segundo Pierre Levy, quando o indivíduo está usando o computador, jogando videogame, assistindo TV, ou mesmo lendo, ele não está isolado, pelo contrário,também está interagindo.


Sabemos que nenhuma tecnologia é totalmente boa ou totalmente ruim, depende do uso que cada um faz dela. Mas, vocês não concordam que, cada vez mais, o ser humano está se "escondendo" do ambiente social físico? Ele deixa de ir ao cinema, para assistir um vídeo em casa, numa viagem de avião, por exemplo, ele deixa de socializar com o passageiro ao lado para navegar na internet através do seu notebook, ele deixa de falar com o colega do quarto ao lado para falar pelo facebook. E aí, o que vocês acham? 



Por Ana Flávia Gomes





Segundo a Wikipédia: Cocooning (em inglês, literalmente, "encasulamento") é o nome dado a uma tendência que se vem observando nas últimas décadas em grau mais acentuado: a menor socialização dos indivíduos, que faz com que estes passem mais tempo recolhidos à casa. O termo, cunhado na década de 1990 pela consultoria de marketing Faith Popcom, foi popularizado com o advento da internet e de novas tendências tecnológicas, que propiciaram o ambiente ideal para o cocooning, ao trazer para a casa o cinema (home theatres), a comunicação (computadores domésticos, PDAs, telefones celulares) e a possibilidade de se trabalhar em casa.


>>http://visaocibernetica.blogspot.com.br/2012/06/internet-o-milagre-da-era-digital-ou.html<<

15 comentários:

  1. Texto interessante. Eu acho que a internet contribui sim para um certo isolamento. Existe hoje em dia vários casos de pessoas que possuem um distúrbio ou mesmo doença em que ela prefere se relacionar com as pessoas através da internet do que no mundo real. No caso daquele jovem que matou 13 estudantes em Realengo, pelas investigações foi descoberto que passava grande parte do seu tempo na internet e era uma pessoa que tinha dificuldades de se relacionar até mesmo com pessoas da família.

    ResponderExcluir
  2. Ótima colocação Camila. Estudiosos também indicam que muitos adolescentes que não apresentam dificuldades de se comunicar no mundo virtual, não conseguem dialogar com seus pais e nem com os amigos, no mundo real. dessa forma, o universo da cibercultura requer uma avaliação mais atenciosa.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que algumas pessoas estão trocando suas vidas "reais", pelas virtuais. Acredito que muitas dessa pessoas já eram propensas a serem isoladas e encontraram na internet uma forma de fugir de suas realidades tão incoveniente. Vejo que a cada dia estamos caminhando pra um futuro onde proximidades fisicas das relações já não serão tão importantes.
    Mas em contra partida a este discurso, a internet contribui para reaver relações antigas (ex colegas da escola primaria, uma pessoa que conheceu nas ferias de verão quando era criança...), manter relações com entes queridos separados pelas distâncias geográficas, ou estabelecer novas a partir de afinidades de gostos (musicais, esportivos, politicos, academicas...) e assim estreitar mais o laços das relações existentes entre nós.

    ResponderExcluir
  4. É justamente isso, a internet pode ser usada para o bem ou para o mal.
    Também acredito que a internet ao mesmo tempo que une pessoas que estão distantes, separa pessoas que estão próximas.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, não podemos generalizar e achar que todos os jovens ligados na rede sofrem desse "encasulamento". Prova disso é a quantidade de pessoas que nascem todos os dias. Hoje somos mais de 7 bilhões na terra!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto..É justamente o que discutimos muitas vezes em sala. A tecnolgia não pode ser considerada totalmente boa ou má, depende do uso que cada uma faz dela...Ao mesmo tempo que une pessoas, também distancia..Cabe a cada utilizar da melhor maneira possível, infelizmente algumas pessoas se deixam levar pelas tecnologias e acabam reduzindo a sua vida a ficar trancado em sua casa, relacionando-se apenas pelo mundo virtual.

    ResponderExcluir
  7. Acho que o que mais colabora para as novas tecnologias irem tomando lugar do convívio social é o fato dela reunir muitas opções de entretenimento que acabam se tornando mais interessante e práticas do que ter que se deslocar até um determinado lugar e/ou encontrar determinada pessoa. Acho que isso acaba ocasionando uma carência muito grande, já que é o convívio social que nos enriquece de verdade como humanos, viver as situações do dia-a-dia, crescer e aprender com o outro.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com as colocações de vocês. Pierre Lévy diz que o indivíduo hoje tem a possibilidade de estar sozinho, sem necessariamente estar isolado. Tudo bem que podemos estar conectados com pessoas de diversos lugares, claro que a internet quebra barreiras de tempo-espaço, mas e o convívio social?! Sem dúvidas as relações do mundo físico são essenciais. E acredito que apesar de tudo a internet não seja capaz de suprir as relações do convívio social.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que a internet colabora para o Cocooning de algumas pessoas.Mas isso é culpa da pessoa e não do meio. Cada um tem o livre arbitrio de escolher o que fazer com a internet. Cabe aos individuos decidir.
    Li uma reportagem no A tarde falando sobre um adolescente que se matou depois de acabar o relacionamento em um jogo. Isso são casos que vem crescendo devemos estudar tais casos.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza, as pessoas dizem que as tecnologias (celulares, computadores...) não deixam-as, não vivem sem, mas cada um tem a liberdade de usar livremente as tecnologias.

    ResponderExcluir
  11. É como o que já foi dito. Não é a tecnologia em si, mas sim o uso que se faz dela. Fica por conta e risco.

    ResponderExcluir
  12. Alguns autores discutem a questão de que a relação em rede não limita a relação no real entre pessoas mas sim aperfeiçoa ou torna essa uma extensão. De qualquer modo tem a questão da virtualização da imagem, da criação de vidas virtuais e outras questões presentes nessas discussões. É importante que, de qualquer modo, fiquemos atentos!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a maioria dos meus colegas que defende a idéia na qual as novas tecnologias isolam cada vez mais seus usuários. Porém devemos nos atentar ao fato de que quando o assunto é a socialização, esses meios fazem com que a comunicação se dê mais efetivamente. A maioria dos usuários da internet a usam com intenção de se comunicar e, decorrente disso, socializar. Eu, por exemplo, estou escrevendo esse comentário do meu aparelho celular. Sem essa ferramenta, minha mensagem provavelmente não seria recebida nesse momento.
    Acho que, antes de tudo, devemos analisar os dois lados da moeda!

    ResponderExcluir
  14. a tecnologia deve ser nossa aliada no estabelecimento das relações sociais e não limitadora. É preciso ter discernimento das coisas!

    ResponderExcluir
  15. É isso aí, discernimento sempre. Não é porque as novas tecnologias estão aí cada vez mais acessíveis,que vou usá-la de qualquer maneira e para todos os fins. Aliás, como diz um velho dito popular: nada em excesso presta.

    ResponderExcluir